.

.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Dicas/Dúvidas em Arquitetura: Tintas, onde usar?

Olá pessoal :) 
O post de hoje demorou um pouquinho mas chegou, dia de muito trabalho, sabe como é. 

São muitos os tipos de tintas que existem no mercado, dessa forma fica difícil saber qual delas usar em diferentes situações e diferentes ambientes. Por isso trouxe esse assunto, para tentar ajudar vocês a escolherem corretamente qual usar na sua reforma.

- Tinta Látex ou PVA

  

É mais usada em interiores residências, por ser a base de água facilita bastante o serviço, pois é fácil de removê-la em qualquer superfície que haja resíduo. Ideal para ambientes secos e internos, ou seja, que não sejam lavados habitualmente, como um quarto ou uma sala, podendo ser limpa apenas com um pano úmido, o que pode dificultar na limpeza. 

-Tinta Acrílica

 

Similar à látex no fato de ser à base de água, a diferença é que proporciona impermeabilidade. Dessa forma pode ser usada em áreas molhadas e externas, como banheiro e varandas. Por ter essa característica ela pode ser limpa mais facilmente, seu custo é mais elevado. 

- Tinta Esmalte

 

Diferente das anteriores, possui base à óleo e é indicada principalmente para materiais como ferro e madeira, pois tem maior durabilidade, maior resistência, permite lavagem e seu custo é alto. Por formarem um tipo de película na superfície que é aplicada, não é indicada para paredes, pois pode formar bolhas e até despedaçar. 

- Cal

 

Custo baixo, não há necessidade de mão de obra especializada, usada principalmente em áreas externas, porém não suportam lavagens. 

- Emborrachada

 

Indicada para área externa, pois é maleável acompanhando os efeitos que o sol e a chuva causam. Proporciona ótima proteção contra umidade. 

- Verniz

  

Protege as madeiras da absorção de água, podendo ser transparente ou simulando cores de outras madeiras. Deve ser aplicado na superfície limpa e lixada, já existe nas lojas, alguns à base de água.

- À óleo

  

Utilizado em móveis, janelas e portas, permitindo grande impermeabilização, sendo um ótimo protetor para a madeira e o ferro. 

 Agora, as tintas que são novas no mercado... 

- Epóx

   

À base de óleo, necessita mão de obra especializada para que o produto seja aplicado corretamente. Indicada para áreas molhadas e até inundadas, como piscina, caixa d'água e banheiros, uma ótima opção para fugir dos revestimentos comuns. 

- Acústica

  

Indicada para telhado acústico, não prejudica a qualidade das telhas acústicas, ainda mais quando aplicadas em spray. 

- Térmica

  

Flexível e resistente, à base de água. Possui algumas substâncias em sua composição que refletem maior parte do calor, indicada para lajes, telhados e paredes externas.

- Magnética

  

Acabamento semibrilho, cinza e densa que adere ímãs. 

Os tipos de acabamentos varia de acordo com cada uma, mas funcionam da mesma forma para todas elas. São eles... 

 - Fosco: menor resistência à limpeza, entretanto chama menos atenção para as imperfeições. 
 - Acetinado: mais sofisticado, pouco brilho, possui maior resistência à limpeza e destaca um pouco das imperfeições. 
 - Semibrilho: pouco brilho, maior resistência à limpeza, destaca mais as imperfeições. 

Então é isso, espero que gostem e que eu tenha esclarecido alguma de suas dúvidas. Reforma é bom mas temos que pesquisar um pouquinho e nos inteirar com as novidades do mercado. 

 Uma ótima noite e pré feriado. Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário