.

.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Contos da Faculdade: Prédio Comercial e Multifamiliar


Olá pessoal :)

Mais um post sobre minha faculdade, o primeiro da série alcançou bastantes visualizações, com isso decidi trazer pra vocês mais um projeto que realizei no meu curso.

Esse foi o projeto do terceiro semestre, o programa consistia em um prédio com no máximo 20,00 m de altura, com 30 apartamentos, dentre eles um de 40,00 m², um de 60,00 m² e ou outro com 80,00 m², dispostos como quiséssemos e além disso mais vinte lojas de 60,00 m².

A forma do meu projeto é incomum, preferi separar as lojas do prédio multifamiliar. Para o prédio escolhi a forma retangular e as varandas sendo curvas, e, os andares se intercalavam, formando uma espécie de escalonado, sendo assim, ninguém veria a varanda um dou outro. E as lojas, eu escolhi um formato assimétrico e circular, para quebrar um pouco as linhas retas dos quarteirões, formando assim um caminho livre para que a pessoa pudesse escolher em qual das quatro fachadas sair.




O terreno é localizado na Avenida Passos, centro do Rio de Janeiro, próximo de comércios de rua, prédios comerciais e pontos históricos, tendo assim um valor inestimado.
A proposta desse projeto era revitalizar e povoar o centro, fazer dele não só um lugar de segunda à sexta, que as pessoas vão apenas ao trabalho, mas sim um bairro comum como tantos outros pelo Rio.


Mas enfim, para realizar tal projeto, tivemos que pesquisar algumas normas, como incêndio, acessibilidade, saídas de emergências, esses detalhes imprescindíveis.
Por isso, vou tentar passar alguns deles para vocês.

- Acessibilidade ( NBR 9050)

"Esta norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e esquipamentos urbanos às condições de acessibilidade".

Para chegar nessas referências, foram consideradas as medidas de 5% a 95% da população brasileira e desta forma, foi adotado as siglas correspondentes a cada situação de necessidade especial.

* M.R. - Módulo de Referência
* P.C.R. - Pessoa em Cadeira de Rodas
* P.M.R. - Pessoa com Mobilidade Reduzida
* P.O. - Pessoa Obesa


Medida mínima de circulação é de 0,70 m, isso para uma pessoa que se locomove sem ajuda de instrumentos, os demais como andador, bengala e cães guia varia de 0,75 m a 0,90 m.

Uma circulação dever ter no mínimo 0,90 m, suficiente apenas para um cadeirante. De 1,20 m a 1,50 m para um cadeira e uma pessoa de pé. E 1,50 m a 1,80 m para dois cadeirantes.
Ao projetar um ambiente acessível, leva-se em consideração o módulo de referência, que é 0,80 x 1,20 m. Não esquecendo do giro que a cadeira faz para as manobras:

Muito importante também, é a altura máxima de cada objeto.

 
- Sinalização Tátil


Em avisos presos à parede ou portar, a altura deve ser de 0,90 m à 1,10 m. Números de salas quando colocados na própria porta, deve manter a altura entre 1,40 m à 1,60 m, e, quando posta ao lado, deve seguir a altura da maçaneta de 0,90 m à 1,10 m.

- Corrimão

Recomenda-se o uso de anel de borracha, instalado 1,00 m antes das extremidades e sinalização em braile informando sobre os pavimentos. Deve-ser instalados também, sinalização visual no degrau, que contraste com o piso.

- Rota de Fuga

"[edificação]...que sua população possa abandoná-las, em caso de incêndio, completamente protegida em sua integridade física".

A rota de fuga é um dos principais elementos na construção, é ela que dá toda a proteção que os moradores precisam na hora de necessidade de evasão.

Em escadas de emergência deve ser previsto área de resgate as antecâmaras com espaço demarcado para o posicionamento de pessoas em cadeira de roda, usando o M.R. 1 M.R. a cada 500 pessoas

Em rampas deve-se prever área para descanso seguindo as seguintes informações:

* 3 % de inclinação: a cada 50,00 m
* de 3% a 8% de inclinação: a cada 30,00 m

As escadas fixas devem estar associadas à rampa ou elevador, não podendo ter degraus vazados, e deve respeitar algumas medidas como parâmetro. 

* Altura do Espelho: entre 16 cm e 18 cm
* Tamanho do Piso: entre 28 cm e 32 cm
* Fórmula para confirmar se está nos parâmetros: 0,63 m < p + 2.e < 0,65 m

Essas medidas devem ser constantes em toda a escada.  

A largura mínima deve ser de 1,50 m, mínimo admissível é de 1,20 m, deve possuir uma patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que a escada mudar de direção, o tamanho deve seguir a largura da escada.

- Corrimão e Guarda-Corpo

Tanto para degraus isolados como para escadas, deve obedecer a altura de 0,92 m do piso até sua parte superior, para rampas e opcionalmente para escadas deve ser instalado em duas alturas 0,92 m e 0,70 m,
sendo sempre contínuos, sem interrupção nem nos patamares, e, quando a escada/rampa for mais larga que 2,40 m é necessário a instalação de um corrimão intermediário, que deve ser interrompido se o patamar for maior que 1,40 m, deixando um vão de 0,80 m.


- Elevadores (NBR 13994)

"...na inoperância de equipamento eletromecânico de circulação deve ser garantida a segurança na circulação de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida".

Deve ser situado em locais acessíveis, sendo assim o hall do edifício deve ter tamanho adequado, permitindo a entrada e saída das pessoas. 
A largura mínima de entrada deve ser de 0,80 m e sua altura mínima de 2,00 m e em todos os pavimentos a área diante da entrada deve ficar livre. Para permitir o giro da cadeira de rodas, o espaço interno deve se restringir a 1,72 m distâncias laterais e 1,30 m da frente ao fundo.

* Carga de 600 kg (8 passageiros): 1,10 x 1,40 m - abertura mínima de 0,80 m
* Carga de 975 kg (13 passageiros): 1,72 x 1,30 m - abertura mínima de 0,90 m
* Carga de 1200 kg (16 passageiros): 2,10 x 1,30 - abertura mínima de 1,10 m

Os comandos devem respeitar as seguintes alturas:


- Plataforma Elevatória

Deve vencer desníveis de até 2,00 m em edificações de uso público/coletivo, de 4,00 m em edificação particular e com caixa enclausurada pode vencer até 9,00 m em edifício público/coletivo.

Então pessoal, essas foram algumas das preocupações que tive que tomar nesse projeto, além de pensar no esgoto, hidráulica, gás, telefone e água, mas esses assuntos foram mais superficiais.
Espero ajudar com essas dicas.

Beijinhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário